terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Papéis Avulsos

Esse é um dos livros que entra na lista de obrigações para o vestibular. Comprei num sebo, por R$10 e com certeza, me arrependeria se tivesse gastado mais por um original. Não tenho do que reclamar quanto ao livro usado, o estado é ótimo e o preço em conta.

Quanto ao livro, vamos lá: o livro é feito por contos de Machados de Assis. Cada conto tem no máximo 5 ou 6 páginas e o maior, deve ter umas 12. Não sou muito fã de ler livro de contos porque sempre acho que não absorvi tudo. São muitas histórias, muitas personagens e não consigo acompanhar. Para mim, ler Quatro Estações (Stephen King) com apenas quatro contos foi uma luta, imagine ler um livro com mais de 15 contos como Conto em novos baianos e o tal Papéis Avulsos. Como gosto de julgar um livro pelo título, achei que adoraria, que acharia que Machado de Assis é realmente maravilhoso e que há coisas boas escritas por ele além de Dom Casmurro. Mas, minha gente, fujam desse livro! Machado de Assis é infeliz na escrita da maioria de seus contos, tornando pelo menos a metade deles insignificante e sem propósito algum.

O primeiro conto é "O alienista" que é o conto mais grande do livro e não é o mais chato. Só é longo demais, não há dúvidas de que ele poderia ser resumido e o entendimento seria o mesmo, dá para ler sem grandes estresses. Mas, o ÚNICO conto que pode ser considerado muito bom é "A chinela turca" que é surpreendente e envolvente do começo ao fim. É ótimo e ô, entra na lista dos meus contos preferidos, apesar de não ser fã de contos, como já falei.
Tem também "O espelho" que é bom até o meio e depois desanda, também sem propósito algum.
Outro conto razoável e que vale a leitura é o "Na Arca".

Um conto que muito decepciona é o "D. Benedita" que no início, você pensa "uou, vou ver que esse livro vale a pena" e só quebra a cara mais uma vez. Fim ridículo, não tem mensagem nenhuma e parece escrito por um aluno de 3ª série. Fim totalmente previsível.

Os outros contos pouco me lembro do que se tratam e muito menos o título, mas são vazios e pelo menos para mim, insignificantes. Não leio de novo e raramente me desfaço de um livro, mas provavelmente vou vender "Papéis Avulsos" sem arrependimento algum.

Soundtrack: Oasis - Let there be love.