sábado, 19 de dezembro de 2009

Chinese Democracy (em 13/12/2008)

É, exatamente. Há uns bons 10 anos atrás, eu assistia ao canal MTV e não tem como esquecer, que sempre havia aquele comentário de quando o cd do Guns seria lançado. O Chinese Democracy. Quando se falava em Guns, naquela época, sempre conseguia me lembrar das piadinhas com o cd nunca lançado e com os agudos de Welcome to the Jungle que para mim, era o mesmo que pedir suicídio. Eu só conhecia Guns por Welcome to the Jungle e por Sweet Child O' Mine. Para quem ouve só esses dois singles, entende o primeiro como uma grande merda porcaria de um vocal que só sabe gritar, e vê a segunda como uma música linda demais. É confuso, no mínimo.

Só que os anos passaram. Eu não assistia mais à MTV e Guns junto com o Chinese Democracy ficaram em algum lugar escondido da minha memória, que não merecia tanta importância. Até que ontem, lendo o post Bem Vindo à Selva, desse blog eu imaginei logo que iriam surgir piadinhas com relação ao cantor e o cd nunca lançado, que havia sido prometido há mais de 15 anos. Acabei me enganando e não acreditei no que eu li.
É, mais uma vez eu estou fora do mundo musical e preciso me informar mais das coisas. O Chinese Democracy foi lançado no dia 25 de novembro deste ano. Precisa dizer como eu fiquei? Bem, fiquei triste, vai. Senti que eu estava ficando velha e que eu poderia contar aos meus filhos que vi quando o Axl Rose prometeu ao mundo o cd que nunca existiria e que vi o mesmo cd ser lançado. Bateu um arrependimento pelas piadas não feitas.
- Vai me pagar quando?
- Quando o Chinese Democracy for lançado! (hihihi).
Pois é, o dia chegou. E como não poderia deixar de ser, eu tinha que ouvir o cd tão prometido, mesmo tendo péssimas memórias da voz insuportável do Axl Rose.

Ouvi o cd essa manhã, desde que acordei é o único albúm que eu ouvi. E o que eu tenho a dizer? Bem, não muita coisa. Não posso negar que quem ouve pela primeira vez, percebe logo que não tem nada tão intenso como Welcome to the Jungle e não tem solos agudos horríveis como outrora, o que para mim é um grande alívio. Pelas cinco primeiras faixas, é notório que é uma nova banda, claro, com uma nova composição e só o mesmo vocal. As cinco primeiras músicas surpreendem pela letra, pelos ajustes musicais e pela ótima dicção que o Axl Rose não tinha, na minha opinião. É um cd legal, dá para dizer isso. Só há um problema. O cd, da faixa 6 em diante, se torna uma mistura até a 14. Exatamente, chega o momento em que você não consegue mais dizer se ainda é a faixa anterior ou se já é uma nova, o cd se torna repetitivo e insuportável nada agradável.

O problema é que o Guns, ops, o Axl Rose, lançou o cd. E o que será agora? Ele irá continuar dizendo que vai lançar um cd e irá lançar em 30 anos? Não sei. Só sei que Axl perdeu muito do que ele poderia ter tido. Com certeza. Ele escolheu lançar um cd prometido, 17 anos depois, em plena era digital, que qualquer um pode baixar o cd e não comprar. Só quem compra mesmo são os fãs e olhe lá. Quero dizer, antigamente, as pessoas ouviam um single, compravam o cd e se o cd fosse ruim, já era, já tinham comprado. Agora não, agora as pessoas podem ouvir em uma rádio online e só baixar as músicas que forem do seu interesse.
O Guns não é mais Guns, é Axl e isso soa para mim, não fã, uma coisa um pouco melhor. Apesar de que acho difícil a banda ter algum sucesso, algum andamento, já que está numa lista com cds mais vendidos altamente duvidosa. Ao lado de Britney Spears e RBD. É, nessa hora a gente se assusta, né?

Axl foi idiota, foi. Achou que o mundo seria para sempre de cds, onde as pessoas iriam comprar cds mesmo não gostando de todo albúm, só pra mostrar que amavam a banda. Isso não existe mais, oras. Passou a época que cds eram uma fortuna e todo mundo comprava. Exatamente. Lembro-me bem de quando dei R$60 num cd+dvd do Eminem. Vergonha total. E quem ele era? Nem o The Cure, que era The Cure, fez o cd+dvd por esse preço. E dvd que naquela época, eram alguns clipes antigos (no máximo 3) e algum comentário sobre o cd. Só isso.

Mas, o cd está aí para quem quiser ouvir. Comprando em lojas ou em fontes ilegais, o cd tem que ser ouvido, porque querendo ou não, é um marco na história musical e na adolescência de todo mundo. Depois, cada um tire suas próprias conclusões.
Só posso dizer a minha: as 5 primeiras faixas são muito boas em termo de letra MESMO, mas, tá longe do cd se tornar o ponto de uma mudança no mundo musical ou ser um cd notório.