quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

liberdade

sei lá, a vida tem de suas maluquices.

nesses meus dias de interior, minha prima me chamou para ir ao rio. O que no final das contas, acabou virando uma trilha em que eu cai e pensei que não voltaria para casa porque seria picada por uma cobra ou devorada por uma repousa. De qualquer forma, eu era a mais velha do grupo, mas a mais medrosa.

o fato é que a minha prima de mesma idade que eu, apenas alguns meses mais nova, perguntou se eu ficaria lá por mais um mês. Rapidamente afirmei que não disse que não era maluca, disse que Salvador era a melhor cidade para se viver. Perguntei porque ela decidiu mudar de São Paulo pra Barbalha certamente isso não é normal. E ela disse que era porque lá ela tinha liberdade.

como assim? como há liberdade vivendo entre insetos, sapos à noite, falta de água a qualquer momento e sol escaldante? Tudo bem que pode ser um lugar legal, bonito, paraíso etc e tal, mas liberdade ali não há, com certeza.
que liberdade há em não poder falar com ninguém já que não existe linha telefônica e celular mal pega? cadê a liberdade de sair correndo por aí e não pisar numa cobra? cadê a liberdade de pular no rio e não bater a cabeça na pedra? cadê a liberdade de receber cartas? cadê a liberdade de andar de carro popular sem bater em pedras? cadê o direito de ir ao cinema? e à internet?

no final das contas, só queria dizer "você é nova, mas ô, liberdade não existe".

Soundtrack: Chico Buarque - O que será?